O que andamos falando


Relação entre Dengue e Covid 19





Melhores preços do Magazine Luiza. Clique aqui





A dengue é uma conhecida questão de saúde pública brasileira. Dados recentes do último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde revelam que 749.934 casos de dengue foram notificados desde a primeira semana de 2020. 

Com esse cenário, pode ser difícil reconhecer se os sintomas apresentados são de coronavírus ou dengue, visto que as duas doenças apresentam sinais clínicos semelhantes. 

Com base nas descobertas de um estudo realizado, cientistas levantaram a hipótese de que os anticorpos da dengue podem conferir certo nível de imunidade ao novo Coronavírus. A análise também sugere a possível relação que a vacina da dengue pode ter para conferir proteção contra o Coronavírus.

É necessário levar em conta para os estudos que a transmissão da COVID-19 é através de contato próximo de pessoa para pessoa ou contato com superfícies contaminadas, enquanto a da dengue é por picada de mosquito.

Ainda não se sabe com clareza sobre a relação entre a dengue e o Coronavírus.

Alguns sintomas dessas doenças se confundem, como febre, dor de cabeça e dor no corpo. Em certos casos, o diagnóstico é previamente apresentado como dengue, mas depois é confirmado como COVID-19. No entanto,  ainda não se sabe se é possível uma  co-infecção, onde os dois vírus podem infectar uma mesma pessoa ao mesmo tempo.

A COVID-19 é uma doença respiratória aguda, na qual  as pessoas infectadas geralmente apresentam febre, cansaço e tosse seca, que pode  ser acompanhada de dor de garganta e dificuldade para respirar. Embora a maioria das pessoas apresente sintomas leves, a infecção pode evoluir para doenças respiratórias mais graves, como pneumonia.

Esses sintomas respiratórios não são frequentes na dengue, e apesar de as duas doenças serem febris e causarem dor de cabeça, dor pelo corpo e cansaço, esses sinais são mais intensos quando provocados pela dengue. 

Além disso, a dengue é caracterizada por dores nas articulações, problemas gastrointestinais, manchas avermelhadas pelo corpo, além da queda no nível de plaquetas do sangue o que leva aos sangramentos que caracterizam a forma grave da dengue.


Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

Nenhum comentário