O que andamos falando


Saiba mais sobre a Wolbachia





Melhores preços do Magazine Luiza. Clique aqui






 A Wolbachia é uma bactéria intracelular presente em 60% dos insetos da natureza, mas que não estava presente no Aedes aegypti. Quando presente neste mosquito, ela impede que os vírus da dengue, Zika, chikungunya e febre amarela se desenvolvam dentro do mosquito, contribuindo para redução destas doenças. Não há modificação genética nem no mosquito, nem na bactéria.

O Método Wolbachia foi desenvolvido na Austrália pelo World Mosquito Program, uma iniciativa internacional sem fins lucrativos que trabalha no combate às doenças transmitidas por mosquitos e atualmente opera em 12 países, em mais de 20 cidades.

No Brasil, o método é implementado pela Fundação Oswaldo Cruz com financiamento do Ministério da Saúde, em parceria com governos locais. Após resultados muito promissores de redução destas arboviroses no Brasil e no mundo, o WMP entrou em expansão nacional no ano de 2019.

Uma das funções dos profissionais, que incluem os ACEs (Agentes de Combate a Endemias) e ACSs (Agentes Comunitários de Saúde), é explica para a população que os mosquitos com a bactéria não transmitem dengue, zika, febre amarela ou chikungunya.

A Wolbachia é uma bactéria intracelular presente em 60% dos insetos da natureza, mas não no Aedes aegypti. Quando colocada nesse mosquito, impede que os vírus que ele transmite se desenvolvam. Não há modificação genética nem no mosquito nem na bactéria

Atualmente o WMP está sendo implementado nas cidades de Campo Grande (MS), Petrolina (PE) e Belo Horizonte (MG) com financiamento do Ministério da Saúde e em parceria com os Governos locais e diversos outros parceiros locais. - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

Nenhum comentário